Passar para o Conteúdo Principal Top

Detalhe de Noticias

CMOvar lançou 4ª edição do Orçamento Participativo Ovar 2017/18 “Aproximar as pessoas dos órgãos de decisão e principalmente das decisões”

O Orçamento Participativo Ovar 2017/18 foi lançado ontem na Câmara Municipal de Ovar, através de uma sessão de esclarecimento, que contou com a presença e a partilha da experiência dos vencedores do OP das edições anteriores. Domingos Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, adiantou que um dos grandes desígnios do OP é aproximar as pessoas dos órgãos de decisão e principalmente das decisões”.

Nesta sessão, os vencedores das edições anteriores do OP Ovar foram convidados a partilhar a sua experiência, num verdadeiro exercício de cidadania ativa. Na primeira edição do OP Ovar, a Pista de Patinagem de Válega foi a proposta vencedora e, hoje, é uma realidade para centenas de atletas que treinam neste equipamento desportivo, que se encontra em exponenciação e, em junho, será palco de uma prova internacional. Na edição seguinte, 2015/16, o Buçaquinho Scout Camp e o Ponto Jovem foram os grandes vencedores, sendo que o Buçaquinho Scout Camp se encontra em fase de conclusão e o Ponto Jovem, o único projeto imaterial, está em curso, com espaços de atendimento para os jovens em Esmoriz e em Ovar, através da dinamização de uma série de atividades como workshops e estando previsto uma Mostra de Oportunidades, nos dias 4 e 5 de junho no Mercado Municipal de Ovar. Em 2016/17, o Centro de Trail Running e BTT de Ovar e “Cortegaça sobre Rodas” foram os vencedores e, neste momento, o projeto de execução do Centro está em elaboração na Câmara Municipal e as duas carrinhas do “Cortegaça sobre rodas” já foram adjudicadas e dentro em breve estarão ao dispor de dezenas de jovens atletas.

Recordando as várias fases do processo do Orçamento Participativo de Ovar, bem como as regras inerentes, Domingos Silva afiançou que “estamos a cumprir com o objetivo de pôr as pessoas a trabalhar em conjunto e a partilhar ideias com um propósito em comum. E esta é uma das grandes riquezas do processo do OP”. O autarca anunciou ainda que “a partir de 9 de maio, com a sessão de participação na Freguesia de São João de Ovar, todos somos chamados a apresentar as nossas ideias e os nossos projetos”.

Recorde-se que o OP Ovar 2017/18 está aberto à participação de todos os cidadãos validamente recenseados no Município de Ovar que, até 50% de 100 mil euros, podem formular propostas e decidir sobre projetos considerados prioritários.
Os projetos considerados elegíveis são objeto de votação através do site do Orçamento Participativo em op.cm-ovar.pt ou através de formulário de voto próprio, que será oportunamente disponibilizado pela edilidade.
Os resultados das sessões, da análise efetuada pela Comissão Técnica e da votação das propostas, serão divulgados pela Câmara Municipal de Ovar através do site.
Essas propostas serão analisadas por uma Comissão de Análise e, caso cumpram com os critérios de elegibilidade, são transformadas em projetos.

Durante os meses de maio e junho irão decorrer sessões participação em todas as freguesias do concelho, nas quais cada participante pode apresentar até duas propostas.

09 Mai '17

Documentos